segunda-feira, 25 de outubro de 2010

Profissão: Gestor Ambiental *

Ultimamente eu tenho me preocupado com várias coisas e uma delas é o fato de estar terminando a faculdade.
Acredito que é uma fase difícil pra todo mundo, principalmente pra quem está se formando em um curso novo como o meu.
Eu escolhi Gestão Ambiental pq eu sempre tive interesse e afinidade com a área ambiental, mas confesso que no início da graduação eu não tinha muita ideia de todas as áreas que o gestor ambiental poderia atuar e fui descobrindo isso ao longo do curso (acho que a maioria do povo que fez ou faz GA, como eu, entrou sem saber direito o que se fazia depois de formado...)
Eu lembro na semana de recepção deste ano, quando um bicho veio me perguntar "o que um gestor ambiental faz?"
Eu percebi que essa pergunta não era lá tão fácil de se responder, mas eu falei pra ele que os profissonais do nosso curso podiam atuar em diversas áreas tanto no setor empresarial quanto no setor público ou ONGs.
Mas isso me faz pensar... o mercado tem absorvido mesmo os gestores ambientais? As empresas se preocupam mesmo com a dita "sustentabilidade"?
Estava lendo hoje uma reportagem no jornal que se chamava "De olho na onda verde", que falava que as possibilidades para o gestor são variadas e que é uma carreira promissora. Mas o que me chamou mais atenção foi a matéria enfatizar que o gestor ambiental, por estar entrando agora no mercado, deve ter um perfil especial, de caráter pioneiro, tendo jogo de cintura para conciliar as expectativas das organizações com o meio ambiente.
Depois de quatro anos de graduação, estou ansiosa para ver como será o ano que vem, como será a profissão no futuro e como os gestores ambientais vão enfrentar as resistências do mercado.
De fato, não é fácil ser pioneiro, mas temos que tentar né?!


P.S. Aaaa, muuuito obrigada Vivi por ter feito meu template! Adorei! Vc é uma fofa!

=***

3 comentários:

  1. Nossa, parece até Adm. que tem tanta coisa que se pode fazer. Já fiquei meio cansada. bjo

    ResponderExcluir
  2. Pois é! muito ruim isso de ter muitas áreas, mas o mercado não reconhecer tanto...
    Mas vamos tentando né?! xD

    ResponderExcluir
  3. Olha GA sucks, Neli sucks, tcc sucks e formatura sucks.... ahh fim das aulas de dança do ventre sucks tb xD

    ResponderExcluir